Seis cidades baianas participam de mutirão nacional de combate ao câncer de pele

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Ilustrativa/Reprodução

A Bahia receberá um mutirão nacional de combate ao câncer de pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional (BA), organizou um grande esquema para atender gratuitamente a população. Seis cidades vão participar do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. São cerca de 200 profissionais envolvidos, entre médicos e auxiliares. Além de Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Jequié terão ações específicas.

A coordenadora local da campanha, Ariene Paixão, acredita que o número de atendimentos seja 40% maior do que no ano passado. “Cerca de 10% do público que passou pelos consultórios ao longo desses anos da campanha tiveram suspeita de câncer de pele. É uma iniciativa muito importante para alertar, orientar e diagnosticar a população. Esperamos atender mais de mil pacientes em todo o estado”, adianta.

Há 16 anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia elege o mês de novembro para realizar uma grande mobilização voltada à conscientização dos riscos do câncer de pele, o mais comum do país. Neste ano, três mil dermatologistas voluntários devem atender cerca de 30 mil pacientes em 121 postos distribuídos por 23 estados do Brasil.

No dia 07 de novembro, as ações acontecerão em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e em tendas montadas em áreas de grande circulação. Ao longo da campanha, mais de 518 mil pessoas foram atendidas. Em 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

Em todo o estado, os atendimentos acontecerão das 8h às 13h, no dia 07 de novembro. Na capital, a iniciativa acontece no CICAN (Centro Estadual de Oncologia) e no Hospital Aristides Maltez. Em Alagoinhas, no SEMEL (Serviço Médico Especializado), em Feira de Santana na Secretaria Municipal de Saúde, em Ilhéus na Clínica AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), que fica na Avenida Soares Lopes, em Vitória da Conquista na sede da Companhia Independente de Policiamento Especializado e em Jequié na Unidade Básica de Saúde Almerinda Lomanto.

Através dos números 0800-701-3187 e 0800-707-7343, tendo o CEP em mãos, a população poderá saber os postos de atendimento mais próximos. A lista completa dos locais também está disponível no site da SBD (www.sbd.org.br).

SERVIÇO:
O que: Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele

Onde: Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Jequié

Quando: 07/11/2015

Horário: 8h às 13h

Atendimentos BAHIA:

Locais de atendimento:

SALVADOR

CICAN (Av.Vasco da Gama, s/n – ao lado do Hemoba, próxima ao HGE)

Hospital Aristides Maltez (Av. Dom João VI, 332, Brotas)

ALAGOINHAS

SEMEL (Serviço Médico Especializado – Praça Rui Barbosa, 268, Centro)

FEIRA DE SANTANA

Secretaria Municipal de Saúde (Av. João Durval Carneiro, s/n, Centro)

ILHÉUS

Clínica AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia (Avenida Soares Lopes, 1266, Cidade Nova)

VITÓRIA DA CONQUISTA

Companhia Independente de Policiamento Especializado (antiga Caesg – Parque Real) – Extensão da Avenida Brumado após o anel Viário.

JEQUIÉ

Unidade Almerinda Lomanto (Praça Papa João XXIII, S/N, Joaquim Romão)