FORA DA FESTA: Por enchentes e destruição, prefeituras de Barreiras e Xique-Xique cancelam shows de Carnaval

Fonte: Diorgenes Xavier

Crédito da Foto: Site Se Liga Barreiras

As prefeituras dos municípios de Barreiras e Xique-Xique decretaram estado de emergência e cancelaram as festas de Carnaval por conta das fortes chuvas que atingiram as cidades nos últimos dias. Em ambos os casos, a decisão foi anunciada na última quinta-feira (28/01).

Em nota, a prefeitura de Barreiras explicou que é preciso concentrar esforços na captação de recursos para reconstrução da cidade. “Esta é uma decisão muito difícil para um gestor, mas estou consciente da minha responsabilidade para esta e outras decisões, com a preocupação fundamental em preservar a vida das pessoas, os serviços essenciais e os interesses da coletividade”, declarou o prefeito Paê Barbosa.

CarnaOesteBarreiras

Foto: Divulgação

Cerca de 250 casas nos Bairros Santa Luzia e Serra do Mimo foram invadidas pela água. Em alguns locais, o nível de alagamento chegou a um metro. Segundo Paê, “seriam necessários 13 milhões de reais para deixar a cidade no estado em que se encontrava antes do período chuvoso. Ainda temos aí um grande desafio visto que as chuvas não cessaram. Irei a Salvador em busca de recursos para reconstruir Barreiras”.

Xique -Xique

Foto: A Voz Online

Em Xique-Xique, já foram registrados mais de 600 milímetros de chuva desde o início de janeiro. Casas e vários estabelecimentos comerciais foram alagados e transitar pelas ruas se mostra uma tarefa extremamente complicada.

Em entrevista a sites da região, o prefeito Ricardo Magalhães explicou a decisão: “Não dá para pensar em festa diante de uma situação dessas. O foco é ajudar as famílias e, depois das chuvas, trabalhar para reparar os danos”, disse.

As prefeituras dos municípios de Cipó, Santa Maria da Vitória, Itiúba, Morpará e Andorinha também cancelaram as festas que haviam sido programadas. No total, 17 cidades já decretaram estado de emergência. Oficialmente, há aproximadamente 8.200 pessoas desalojadas ou desabrigadas em toda a Bahia.