Semana Fora do Armário mobiliza ações socioculturais em Salvador

Fonte: Da redação

Seminário sobre sexualidade e gênero, mutirão com serviços socioassistenciais, conferências de políticas sobre drogas e juventude LGBT são apenas algumas das ações que integram a Semana Fora do Armário, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A abertura da programação acontece amanhã, sábado (5), às 9h, na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), com a participação de ativistas LGBT, pesquisadores de gênero, gestores do Brasil, América Latina, Estados Unidos e países da Europa. Na sequência, às 9h45, ainda no TCA, o mesmo público participa da conferência magna do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, realizado pelo grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A palestra de abertura será feita pela filósofa norte-americana Judith Butler, considerada um ícone mundial nos estudos de sexualidade. O Desfazendo Gênero foi criado após alguns pesquisadores e ativistas ligados aos estudos no Brasil detectarem a dificuldade de inserir determinadas perspectivas teóricas, conceituais e metodológicas nos eventos já existentes. Os simpósios, oficinas e minicursos acontecem nas instalações da UFBA e em outros espaços de Salvador.

Juventude LGBT

Em continuidade à agenda LGBTT, no dia 10 de setembro acontece a I Conferência Livre de Juventude LGBT, com o tema “Por uma Bahia e um Brasil que respeite a diversidade sexual e de gênero”. O ato de abertura acontece às 9h, na UFBA, Campus de Ondina. A iniciativa vai discutir e apresentar propostas à 3ª Conferência Nacional de Juventude (3ª ConfJuv)‬ e a 3ª Conferência Estadual LGBT, direcionadas ao respeito da diversidade sexual e de gênero, promoção da cidadania e combate a violência contra jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Realizada pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e o Conselho Estadual LGBT (CELGBT), a Conferência Livre de Juventude também integra a programação do I Acampatraque – encontro de grupos e coletivos pela diversidade sexual e de gênero, que ocorre na UFBA, de 09 a 13 de setembro. Para participar de ambos os eventos, basta preencher o formulário disponível no link.

Juventude e drogas

Nos dias 11 e 12 de setembro, a partir das 13h, na Praça do Campo Grande, acontece a etapa livre da 3ª Conferência Nacional de Juventude, a ‪3ª ConfJuv‬, para debater políticas sobre drogas, redução de danos, violência contra a juventude negra, políticas de cuidado e atenção, redução da maioridade penal e novos arranjos institucionais para as políticas sobre drogas. Na programação, será disponibilizada a certificação do curso de redutores de danos do Projeto Corra pro Abraço, oficina de Stencil com Movimento Hip-Hop, aula pública sobre nova política sobre drogas, rodas de diálogos, grupos de trabalho e o grande Ato de Abertura “Acolha, não puna! – contra a redução da maioridade penal e por uma nova política sobre drogas”, que acontece na mesma praça.

Mutirão Social

Outra iniciativa que compõem a Semana Fora do Armário é o Mutirão da Diversidade do Pacto Pela Vida, que acontece também nos dias 11 e 12, no Campo Grande. Durante o evento serão ofertados serviços socioassistenciais e de direitos humanos, como emissão de documentos, serviços de saúde e atendimento jurídico, além de atividades recreativas e culturais.

IV Semana da Diversidade

Também acontece, de 6 a 13 de setembro, a IV Semana da Diversidade realizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), que realizará palestras sobre feminilidades políticas, vivência e militância das transmasculinidades e roda de conversa com integrantes do movimento “Mães pela Diversidade”. A semana encerra com a 14ª Parada Gay, dia 13 no Campo Grande.

A programação completa está disponível nos endereços:
Seminário Desfazendo Gênero: http://www.desfazendogenero.ufba.br.
Semana Fora do Armário: http: www.justicasocial.com.br
IV Semana da Diversidade: http://grupogaydabahia.com.br/