Setre realiza dia da valorização do trabalho doméstico na Praça Cairu

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira (29) o trabalhador doméstico baiano vai “bater ponto” na Praça Cairu, na cidade baixa de Salvador das 10 às 17 horas. O governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e através da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) promove nesta data o “Dia da Valorização do Trabalho Doméstico” que, por sinal, foi comemorado nesta segunda-feira (27).

O evento será realizado em frente ao Elevador Lacerda. Três lideranças da categoria do trabalho doméstico dentro e fora da Bahia serão homenageadas pelos 25 anos de criação do sindicato: Cleusa de Jesus, Creusa Oliveira e Marinalva Barbosa.

Serão oferecidos, gratuitamente, aos trabalhadores domésticos baianos os serviços de: orientação trabalhista, jurídica e de combate ao trabalho domestico infantil; previdência social; cadastramento de trabalhadores autônomos (SineBahia-Patra); cálculo trabalhista; Lei Maria da Penha e prevenção de todas as formas de violência contra a mulher.

Entre os direitos do trabalhador domestico que aguardam pela regulamentação do Congresso Nacional e posterior sanção da Presidência da República estão: adicional noturno; obrigatoriedade do recolhimento do FGTS; seguro-desemprego; salário-família; auxílio-creche; e seguro contra acidentes de trabalho.