Shopping recebe exposição em comemoração ao Dia da Síndrome de Down

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: divulgação

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, será aberta no Shopping Barra a exposição “Não precisa mudar, vou me adaptar ao seu jeito”. A mostra da fotógrafa Betina Valente propõe o tema “aceitação” e traz imagens de famílias de pessoas com síndrome de Down em momentos singulares de descontração repletos de amor.

“A música ‘Não precisa mudar’, do cantor Saulo Fernandes, foi uma grande inspiração. Nosso objetivo foi mostrar como as famílias de pessoas com síndrome de Down  se abriram, aceitaram e se adaptaram à rotina de suas crianças”, declarou a fotógrafa Betina Valente. Segundo ela, as fotos mostram esse cotidiano, que é singular em  cada núcleo familiar, mas ao mesmo tempo semelhante ao das demais famílias e que o amor, a união e a aceitação de um filho, do jeito que ele é, vence toda e qualquer dificuldade que a deficiência impõe, como por exemplo as rotinas diferenciadas e o preconceito.

O Dia Internacional da Síndrome de Down chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem-estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome. A data 21/03, ou 3/21 na grafia norte-americana, faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam esta ocorrência genética e foi ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. Em 2012, por iniciativa do Brasil, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU.

A síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural que está presente em todas as raças. Por motivos ainda desconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.

A mostra ficará disponível para visitação pública até o dia 05 de abril, no 1º Piso – Sul.

Serviço:

Exposição fotográfica “Não precisa mudar, vou me adaptar ao seu jeito”
Data: de 21 de março a 5 de abril
Local: 1º Piso – Sul
Aberto ao público