Simulação de encalhe de golfinho acontece neste sábado em Stella Maris

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Divulgação

O Instituto Mamíferos Aquáticos realiza uma simulação de encalhe de golfinhos na manhã deste sábado (28), na praia de Stella Maris, atrás do Gran Hotel, próximo à Barraca do Lôro. A atividade integra o projeto Passando o Rodo nas Praias 2015 e acontece às 9h30.

O instituto, que possui sede no Parque de Pituaçu, levará uma réplica de golfinho no tamanho natural para beira da praia. Na oportunidade, os biólogos vão explicar quais as causas que levam ao encalhe – dentre elas a poluição do mar – bem como farão uma simulação, orientando como a população deve proceder nesses casos.

Programação

Em sua 5ª edição, o projeto gratuito será realizado das 8h às 14h, ao lado da Barraca do Lôro, próximo ao Gran Hotel Stella Maris, e vai reunir biólogos, monitores ambientais, agentes de coleta seletiva, esportistas, ativistas do meio ambiente e estudantes de escolas da região e de projetos sociais de Salvador, em um grande evento em prol da sustentabilidade do planeta.

O evento começa às 8h da manhã, com duas caminhadas que saem, ao mesmo tempo, de Buraquinho e da Praia do Secret, com destino ao ponto central do evento, a praia de Stella Maris. “A ideia é promover a sensibilização dos banhistas sobre a importância de manter a praia limpa, além de coletar o lixo encontrado ao longo do caminho”, explica a bióloga Carla Circenis, coordenadora do projeto.

Ao chegar próximo à Barraca do Lôro, próximo ao Gran Hotel Stella Maris, os participantes encontrarão uma arena multidisciplinar com diversos espaços temáticos, que reunirá as seguintes tendas educativas:

Estação Reciclagem: Local onde uma cooperativa fará o depósito e a triagem de todo o material recolhido na areia, selecionando o que poderá ser reaproveitado.

Estação Biodiversidade: Ambiente onde serão expostos elementos da vida marinha.

Estação Culturarte: As crianças vão se divertir nesse espaço, onde haverá oficina de jogos feitos com materiais recicláveis, além de customização de camisas.

Estação Ecoesporte: Neste espaço poderão ser feitas as inscrições, de maneira gratuita, para o campeonato de surf, realizado pela Stella Surf School, em parceria com a Associação de Surf e Ecologia de Stella Maris. Será cobrada apenas uma taxa de R$20 reais referente à filiação na associação.

Durante todo o evento, os visitantes também poderão aprender as noções básicas deste esporte aquático, com a ajuda de três instrutores, por meio de uma escolinha de surf instalada no local. Pessoas a partir de 9 anos de idade podem participar.

Quem estiver no local também poderá se aventurar no slackline e quem sabe arriscar fazer algumas manobras se equilibrando na fita de nylon.