Sorteio define clássicos na fase de grupos da Copa do Nordeste 2019; confira

Fonte: Uol

Crédito da Foto: divulgação

A edição 2019 da Copa do Nordeste foi ‘iniciada’ nesta última quinta-feira (4/10). Na ocasião, ocorreu o sorteio dos grupos da mais importante competição regional do país. Em evento realizado em Maceió, capital de Alagoas, foram definidos os dois grupos, em um novo formato elaborado para potencializar os clássicos estaduais.

Diferentemente das edições anteriores, que tinham quatro grupos, desta vez as 16 equipes foram divididas em dois grupos. Pelo formato, já na primeira fase haverá clássicos como Bahia x Vitória, Santa Cruz x Náutico, Ceará x Fortaleza, Sampaio Corrêa x Moto Club.

Campeão da edição 2018, o Sampaio Corrêa ficou no grupo A, enquanto o rival Moto Club, naturalmente, ficou no B. Este ano, todos enfrentam todos do grupo contrário e os quatro melhores de cada chave avançam ao mata-mata. As fases de quartas e semifinal serão disputadas em jogo único, enquanto a final está mantida com jogos de ida e volta.

A edição de 2019 será disputada de abril a julho, com datas ainda a serem definidas. A competição terá transmissão da SBT após o fim dos canais do Esporte Interativo e promete premiações recordes para um regional. Neste ano o Sampaio Corrêa se sagrou campeão ao bater o Bahia na final.

O evento em Maceió contou com dirigentes, convidados e jornalistas. Um dos presentes foi o Coronel Nunes, presidente interino da CBF que chegou rodeado de assessores e foi orientado a não falar com jornalistas.

A cerimônia serviu também para homenagear destaques da edição da Copa do Nordeste 2018. Escolhido melhor jogador da competição, o goleiro Andrey, do Sampaio Corrêa, subiu ao palco para receber o troféu. A festa teve ar de exaltação à região Nordeste, com imagens dos estados e clubes.

Grupo A

Santa Cruz
Vitória
Fortaleza
CRB-AL
Sampaio Corrêa
Altos-PI
Salgueiro-PE
Sergipe

Grupo B

Bahia
Náutico
Ceará
CSA-AL
Moto Club-MA
ABC-RN
Botafogo-PB
Confiança-SE

DÚVIDA

O Bahia participou do sorteio, mas a diretoria ainda vai avaliar se disputa a competição. Em Salvador, o presidente do clube explicou o motivo.

“A CBF não incluiu a Copa do Nordeste no calendário dela. Vai ter Copa do Nordeste na Copa América? Como fica essa organização de calendário? Quando tiver jogo da Copa do Brasil quarta, joga a Copa do Nordeste sábado? Tudo isso que questionamos e justamente por isso, nosso pleito de poder decidir mais adiante, diante desse cenário, se vamos participar da competição em 2019. Não serei eu quem vai decidir. Temos um clube aberto, transparente, democrático. As decisões são repartidas com o Conselho Deliberativo. Não tomaria uma decisão dessa sozinho. Vamos discutir com o conselho. Acredito na reconstrução da Copa do Nordeste, alguns pontos foram colocados como avanço”, explicou o dirigente.

Já o presidente do Vitória, Ricardo David, disse que ainda luta para ter uma competição mais enxuta. “É uma formatação com um modelo evoluído de 2018, mas não é o ideal. Estamos brigando pra que o Nordestão tenha um formato mais adequado, que evite o excesso de jogos para o calendário. Podemos ter a primeira divisão com 12 clubes, e a Série B ( do regional) com 12 também”.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.