Universidade e shopping ofertam serviço de orientação gratuita para declaração do IR

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: reprodução

Os contribuintes brasileiros que precisam realizar a declaração do imposto de renda têm até o próximo dia 30 de abril para acertar as contas com o Leão. Como o processo nem sempre é fácil, um shopping e uma universidade da capital estão ofertando gratuitamente um serviço de orientação para os contribuintes. Confira como participar:

Unijorge
Entre os dias 30 de março e 1º de abril, das 9h às 13h, alunos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge irão realizar uma ação que visa a auxiliar os contribuintes na declaração do Imposto de Renda, em um estande montado no campus Paralela.

A cada dia, um grupo de alunos e professores farão atendimento a um número limitado de contribuintes. Em troca pelo serviço, os beneficiados devem doar um kilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição beneficente.

O objetivo da ação é oferecer uma consultoria, através da qual serão passadas informações sobre a declaração e sobre os procedimentos necessários. Serão atendidas as pessoas com um rendimento anual de até 80 mil reais. Os documentos necessários para que a consultoria completa seja dada são: informe de rendimentos (titular e dependente); comprovantes das despesas médicas, de educação, dentre outras (declaração enviada pelas empresas prestadoras do serviço); cópia da declaração anterior; documentos dos dependentes (RG e CPF); e comprovante de residência.

No final de abril, a Unijorge irá promover também a atividade no Shopping da Bahia.

Serviço:
O quê: Declaração do Imposto de Renda
Onde: Unijorge, campus Paralela
Quando: 30/03 a 01/04, das 09h às 13h
Como: Mediante doação de 1kg de alimento

Shopping Bela Vista
Nos dias 25 e 26 de março, próximas quarta e quinta-feira, o Shopping Bela Vista recebe o Declare Certo 2015. A iniciativa visa a orientar gratuitamente cidadãos para o preenchimento da declaração de imposto de renda de forma correta.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (SESCAP – BA), o preenchimento incorreto da declaração anual do imposto de renda é, na maioria das vezes, o principal motivo de atraso do processamento da declaração pela Receita Federal e de muitos contribuintes caírem na malha fina. Para evitar essas situações, o Declare Certo orienta e esclarece dúvidas da população sobre as regras gerais de tributação pelo Imposto de Renda, para Pessoa Física.

O serviço é gratuito. A iniciativa é desenvolvida pelo Shopping Bela Vista, em parceria com o SESCAP – BA.

Serviço:

O quê: Declare Certo 2015
Onde: L1 Asa Sul do Shopping Bela Vista (em frente ao SAC)
Quando: 25 e 26 de março de 2015, das 9h às 22h.