Na Trilha da Série: o seriado musical Sandy & Junior

Se sua infância/adolescência aconteceu em algum momento entre os anos 1980 e 2000, é muito provável que você tenha acompanhado a trajetória de uma das duplas de irmãos mais famosas do Brasil: Sandy & Junior. Com carreira iniciada em 1989 – comemorando 30 anos em 2019, marco que será celebrado com uma turnê nacional –, o duo alcançou muito sucesso em diferentes vertentes, incluindo algumas experiências de atuação.

Os cantores se transformaram em atores para protagonizar o filme Acquária, (2003), e Sandy chegou até a interpretar a personagem principal de uma telenovela das seis da Globo, Estrela-Guia (2001). No entanto, foi entre 1999 e 2002 que a dupla teve seu início na televisão, encabeçando um seriado musical nessa mesma emissora, intitulado Sandy & Junior. No início desse projeto, a cantora possuía 16 anos, e seu irmão, 15.

 

Resultado de imagem para sandy e junior serie

 

Contando com quatro temporadas e 114 episódios, o seriado trazia uma mistura entre ficção e realidade, sendo que Sandy & Junior eram os protagonistas, interpretando uma versão de si próprios em um contexto ficcional. A série se passava em um colégio onde eles supostamente estudavam, e trazia as aventuras de seu grupo de amigos adolescentes e sua rotina na escola, constituindo um tipo de Malhação encabeçada pelos irmãos famosos.

Sandy & Junior trazia um entrelaçamento da narrativa com a música, contando com números musicais no desenvolvimento da trama. Como os dois personagens principais se interessavam por música – Junior era instrumentista e DJ, e Sandy era vocalista principalmente de eventos escolares –, havia a realização constante de números da dupla sozinha ou acompanhada de seu grupo de amigos. Além disso, eram realizados também números em formato de videoclipe, evocados na abertura e/ou no encerramento dos episódios, que possuíam relação com alguma temática abordada no dia.

 

Resultado de imagem para sandy e junior serie

 

A série trazia alguns desenvolvimentos regulares de jovens na faixa etária dos irmãos – como amizade, relacionamentos românticos e preocupações com carreira, por exemplo – além de pautar uma construção de carreira musical. As três primeiras temporadas tinham a escola como cenário central, cada uma representando um ano do ensino médio, e a última temporada já mostrava a transformação dos protagonistas em universitários – Sandy na faculdade de Psicologia e Junior na de Música – e também realizando o seu sonho de cantar, se tornando artistas famosos.

As canções evocadas para números musicais geralmente seguiam a carreira real dos irmãos e seu lançamento de discos. Isso aconteceu também com a abertura: a canção escolhida durante as três primeiras temporadas era “Eu acho que pirei”, lançada antes da estreia da série e um dos hits da dupla. Na quarta temporada, a abertura se modificou não só musicalmente, mas também em imagens, trazendo, ao invés do ambiente escolar, o conjunto de apartamentos em que os irmãos moravam enquanto universitários, e a canção “Não dá pra não pensar”, recém-lançada música de trabalho deles. Havia também o apoio em fatos reais da carreira da dupla de irmãos para construir a trama ficcional: o seriado foi finalizado no ano de 2002, com uma viagem dos protagonistas para Nova Iorque para estudar e investir na carreira de cantores. Nesse momento na carreira real de Sandy e Junior, era lançado seu CD Internacional.

Muitos atores que participaram desse programa em sua adolescência permaneceram como parte do elenco de telenovelas e séries da Rede Globo posteriormente, como é o caso de Fernanda Paes Leme e Paulinho Vilhena, por exemplo. Confiram no vídeo abaixo, realizado pelo canal de Youtube do Viva, uma comparação de fotos de atores do seriado Sandy & Junior enquanto jovens em relação à atualidade, ao som da última canção de abertura da série:

 

*Hanna Nolasco é jornalista, doutoranda e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e desenvolve pesquisas sobre o uso da música em produtos televisivos.

 

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.